17/07/2007

Jornalismo medíocre, parcial e imoral


Deve realmente existir uma crise aérea no país, este acidente (TAM) em si não prova nada, muito menos gera condições de condenar o governo, mas o crescimento do país, somado a concorrência gananciosa a incompetência administrativa da infraero, alem da falência da Varig que a menos de dois anos atrás era a maior empresa do sistema, deverá gerar crise atrás de crise por mais algum tempo.

O grande drama do Brasil neste momento não é a aviação, esta é parte de um problema maior que é nossa infra-estrutura(portos, estradas, saneamento etc...), sucatada ao longo dos últimos trinta anos. Os aeroportos, por exemplo, estavam todos destruídos e caindo os pedaços, a verdade é que foi o governo Lula que concertou e modernizou quase todos. Se houve incapacidade administrativa da Infraero, não é de agora, um aeroporto leva no mínimo dez anos para ser projetado e construído. Pergunta-se; quem era o ministro de planejamento de FHC?

Este governo aliais, esta atacando o problema crônico da falta de estrutura do país através do PAC, iniciativa que nunca foi tomada antes, veremos o Brasil que nos espera nos próximos cinco anos.

O que realmente esta crise mostrou, ou deixou exposto foi à raiva, o ódio, o preconceito bárbaro da mídia contra Lula e contra nordestinos (acusados pela mídia do sul de serem os responsáveis pela eleição de Lula).

Existe uma esquizofrenia estalada em nossa mídia, é visível como os jornalistas da Globo e alguns colunistas da Folha, deixaram transparecer sua alegria com o desastre. A politização do acontecimento quando ainda havia chamas e esperança de vida no local do sinistro, denunciou uma atitude pequena, cruel e irresponsável de jornalistas bem pagos e bem informados que não tem duvida em carnavalizar uma tragédia para tirar dela proveitos eleitorais.

O fato é que problemas estruturais a parte, tragédias sempre houve e continuará a existir, inclusive em outros governos, as estatísticas aliais demonstra que neste governo os números de acidentes e vitimas fatais é ligeiramente menor que no de FHC, mesmo com trinta por cento a mais de passageiros e dez por cento a mais de aeronaves.

A verdade é que o governo Lula esta dando certo, os acertos superam em muito os erros, o país hoje é outro e a vida do brasileiro melhorou, isso mesmo, come-se mais e melhor, compra-se casa como nunca, compra-se carro como nunca e viaja-se de avião como nunca. O resto (fora o verdadeiro pesar) é politicagem baixa e suja, patrocinada por uma elite branca, nojenta e mal cheirosa, não suportam a idéia de ser governada por um líder que já foi engraxate, pau de arara e metalúrgico, mas que com a inteligência comum aos mais humildes deste país esta mudando a historia do Brasil.

Pra esta turma um recado; relaxe e goze, faltam três anos para reelegermos Lula de novo.

Gerson Marques

Nenhum comentário: