08/04/2008

IBGE: emprego industrial cresce há 20 meses seguidos


Agencia Estado -

O mercado de trabalho industrial prossegue em trajetória de recuperação, refletindo o bom desempenho da atividade do setor, segundo o economista André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE. Ele destacou que a expansão de 3% apurada em fevereiro ante igual mês de 2007 é a 20ª taxa positiva consecutiva na comparação com igual mês de ano anterior.

Além disso, o crescimento de 3% no primeiro bimestre, na comparação com igual período do ano passado, mostra um ganho de ritmo em relação ao aumento de 2,2% na ocupação apurado em todo o ano de 2007 ante 2006.

Macedo exemplificou que os segmentos que estão mostrando melhores resultados na produção da indústria são também os que registram maiores crescimentos no número de ocupados, como máquinas e equipamentos (14,1% em fevereiro ante igual mês do ano passado) e meios de transporte (10,7%, inclui automóveis).

Por outro lado, segmentos que só recentemente revelaram alguma reação na produção e ainda se mantêm bem abaixo da média da indústria continuam puxando para baixo o emprego industrial, como calçados e artigos de couro (-10,9%) e vestuário (-3,9%).

Apesar dessas pressões negativas, Macedo considera os resultados do emprego industrial em fevereiro como "amplamente positivos".

Ele também avalia como positivos os resultados da folha de pagamento real da indústria (estabilidade em fevereiro ante janeiro e aumento de 4,4% ante fevereiro de 2007 e de 5,3% no primeiro bimestre ante igual período do ano passado). Segundo Macedo, a folha reflete o aumento do emprego e a recuperação da renda dos trabalhadores em conseqüência de negociações salariais bem-sucedidas.

Marcadores: Emprego, IBGE, Indústria

http://www.aleporto.com.br/

Nenhum comentário: