11/04/2008

Lula: um presidente de visão ou de sorte?


No ano passado, quando o presidente Bush visitou o Brasil para firmar acordos de cooperação em biocombustíveis, a imprensa desdenhou do sucesso internacional do programa que Lula abraçou desde o primeiro mandato. Há muito tempo Lula é um verdadeiro sacredote pregando os biocombustíveies e fazendo acontecer o programa do biodiesel e do etanol (álcool).

O PIG, chafurdando para encontrar algo negativo a ser publicado, incluía os seus poréns: o acordo de cooperação não removia os subsídios dos EUA ao produtores estadunidentes, nem a taxa protecionista ao Àlcool brasileiro antes de 2009.

Vejam bem: em 2007 já reconheciam a perspectiva de reduzir tarifas protecionistas em 2009, apenas 2 anos depois, e achavam isso um "defeito".

Acordos de redução de tarifas costumam ter um gradualismo que passa de uma década.

O presidente Lula já enxergava longe. Sabia o tempo todo que estava diante de uma excelente oportunidade para os brasileiros, e era só questão de tempo, para verem o quanto era inevitável os EUA diminuírem a produção local em massa de álcool de milho e importarem a produção brasileira derivada da cana.

Não foi preciso esperar 2009 para o assunto vir à tona. Já agora ainda no início de 2008, os EUA estão diante de uma inflação de preços dos alimentos, agravada pela produção local de Álcool do milho.

Os EUA já não tem como expandir sua fronteira agrícola. Sua produção já é intensiva, automatizada e de alta tecnologia. Logo, quando se planta milho para fazer álcool, deixa-se de plantar alimentos lá.

Não é o que acontece no Brasil. Aqui cresce a produção de alimentos e cresce os biocombustíveis simultaneamente. E não há qualquer necessidade para desmatar a Amazônia, porque muito da área de cultivo já existente ainda tem uma produtividade baixa, que pode e será aumentada com tecnologia e infra-estrutura de escoamento da produção.

Aí entra o PAC: são ferrovias, hidrovias e rodovias, programas de irrigação, alcooldutos, usinas de álcool, eletrificação rural, portos, tudo o que é preciso para o produtor rural, inclusive o pequeno, aumentar sua produção.

Lula viu isso. O PIG não quis ver.

Ontem o presidente Lula estava na Holanda trazendo investimentos para o PAC em portos, divulgando os biocombustíveis brasileiros, e defendendo a maior produção agrícola no terceiro mundo (foto abaixo ao lado do primeiro-ministro holandês).

Até 2010 vão dizer que Lula tem sorte. Tem é visão. Sorte temos nós de tê-lo como presidente.

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

Nenhum comentário: