04/03/2008

Brasil comemora cumprimento de um dos Objetivos do Milênio

Agência EFE -

O secretário especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, comemorou nesta segunda o fato de o Brasil ter cumprido antes do previsto um dos oito Objetivos do Milênio das Nações Unidas.

- O Brasil conseguiu cumprir, na metade do tempo, o primeiro dos oito Objetivos do Milênio. Entre 2003 e 2005 cerca de 10 milhões de brasileiros superaram a linha da pobreza e outros 7 milhões saíram da situação de indigência - afirmou Vannuchi.

O secretário afirmou isto na sétima sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que começou hoje e termina na próxima quarta. Vannuchi afirmou que o cumprimento do objetivo 'encoraja a assumir o desafio de enfrentar, também com resultados positivos, violações de direitos humanos que ainda são registradas em áreas como segurança pública, sistema carcerário e violência no campo'.

Além disso, o secretário de Direitos Humanos reiterou o compromisso do Brasil com o novo Conselho de Direitos Humanos, mas advertiu que só 'realizará uma consecução mais plena dos direitos humanos' com instrumentos 'que permitam uma efetiva superação da seletividade e da parcialidade'.

Vannuchi afirmou que é essencial a aplicação do pacote institucional aprovado em junho e 'um real acompanhamento do processo de revisão e racionalização dos procedimentos especiais'. O secretário citou o mecanismo de Revisão Periódica Universal e reconheceu seu caráter inovador 'capaz de garantir a superação da seletividade e da parcialidade antes presentes na avaliação da situação dos direitos humanos em alguns países'.

Leia a matéria completa no site da Agência EFE

Nenhum comentário: