05/03/2008

Sérgio Cabral e a igualdade sexual


O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deu importante passo para mais uma conquista da comunidade GLBT. Ele encaminhou ao STF o pedido de aplicação da lei de união estáveis a relações homoafetivas. A medida funcionaria como uma extensão daquilo que Cabral já implantou no Rio, onde os funcionários homossexuais do estado podem incluir seus parceiros como dependentes, o que garante direito a pensões e benefícios.

Segundo o governador, o não-reconhecimento das uniões homossexuais fere o direito de igualdade do ser humano. Se aprovado, o pedido entrará no Código Civil e deve corrigir uma dívida do estado com os homossexuais.

Vale dizer que Cabral apóia amplamente as causas do movimento gay desde o início de seu mandato, algo ainda relativamente inédito na classe política. Talvez por receios e, com certeza, por causa de muito preconceito, são poucos os representante populares que falam a favor da comunidade GLBT.

A resposta que devemos esperar do Supremo é uma só: a aprovação do pedido. Porque hoje em dia não podemos dar espaço a gente que não tolera a liberdade sexual. E nem a políticos que não só esquecem, mas também combatem qualquer posicionamento a favor da homossexualidade.


Nenhum comentário: