17/04/2007

Biodiesel e inclusão social




Um dos grandes desafios do Programa do Biodiesel é a viabilidade econômica, financeira e operacional da inclusão da agricultura familiar na produção.A maior experiência até agora tem sido a da Brasil Ecodiesel, empresa que abriu capital e acumulou boa experiência com esse público. Sua estratégia foi apresentada por seu presidente Nelson José Cortes da Silveira durante o 40º Seminário do Projeto Brasil.


O primeiro grande projeto da Ecodiesel foi no Piauí, para servir de aprendizado. Há diferenças fundamentais entre a agricultura familiar do nordeste e do sul. Para baixo há terras, clima e organização social. No nordeste a agricultura familiar controla 50% das terras, porque são terras sem atividade econômica agrícola intensiva. No sul a agricultura familiar é dividida em cooperativas mistas. Quando se senta com um dirigente sindical, ele já conhece a linguagem do negócio. No nordeste, o grau de desorganização é muito grande. Apenas na Bahia se percebe o início da grande transição entre o mundo mais organizado do centro-sul e o do nordeste.O maior desafio é organizar a agricultura familiar, sair do relacionamento corpo a corpo para trabalhar com entidades organizadas.


***Além disso, a lógica da pequena propriedade nordestina é cruel. O indivíduo recebe 10 hectares de terra, ocupa dos dois primeiros, cortando as árvores e plantando milho, feijão ou outra cultura de subsistência. Depois de colhido o milho, solta o gado, que come a forragem (cobertura vegetal), pisoteia o solo, que é ralo. No segundo ano aquela área virou areal. O agricultor vai então para os dois hectares ao lado. Em cinco anos completa-se o processo de desertificação e ele fica tentando sobreviver daquilo.Com biodiesel da mamona, recorre-se a uma planta rústica, com tecnologia simples, que produz de 400 a 500 quilos/hectare sem nenhum investimento adicional.A Ecodiesel orienta os agricultores a plantar mamona consorciada com feijão e eucalipto. Como a mamona tem raízes profundas, ajuda a descompactar a terra para plantio consorciado. Depois de dois anos, a mamona vai para o lote seguinte e abre espaço para novas culturas nos lotes recuperados. Em dez anos, a propriedade estará recuperada, permitindo produzir culturas de maior produtividade.


***A vantagem da mamona é permitir fazer o programa da noite para o dia. A partir dela, pode-se pensar em culturas de maior produtividade, mas sempre com a mamona como cultura de rotatividade por ser a de menor risco.A idéia é em quatro anos trazer o pinhão manso como alternativa à soja, para plantar nos dois hectares que foram recuperados, associados ao feijão e eucalipto.


***A Ecodiesel estima em dois a três anos o período de apoio à agricultura familiar. Depois disso, espera que o setor esteja suficientemente organizado para se unir em cooperativas, com auto-gestão dos negócios, para poder se relacionar como entidade econômica com menor dependência.No caso do Piauí, a Ecodiesel organizou dois modelos. O primeiro, um assentamento privado, com 650 famílias e 4 mil pessoas, recebendo todos os serviços sociais. A rotatividade anual é de apenas 2,5%. O segundo, acordos de compra de 57 mil agricultores familiares.

Nenhum comentário: