16/04/2007

Tudo como dantes no quartel de Abrantes


No domingo dia 08-04 o jornal Folha de de S.Paulo, estampou na primeira página, com letras de fonte extra grande a manchete “Entidade alertou Lula de falhas no controle aéreo” MENTIRA. A Folha MANIPULOU e mentiu descaradamente aos seus leitores. Hoje, quase uma semana depois, sem o mesmo estardalhaço que mereceu manchete de capa, em um cantinho, escondido, na coluna Cotidiano, só para assinante ler, com letras mínimas e texto reduzido a folha diz: “Lula não recebeu relatório sobre falha no controle aéreo”(grifo meu) e ainda.“ Título na Primeira Página da Folha disse que ele foi alertado”....Só esqueceram de dizer: “Nós mentimos”Texto publicado na folha hoje: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não recebeu relatório apontando problemas graves no tráfego aéreo brasileiro, como afirmava o título principal da Primeira Página de domingo passado: "Entidade alertou Lula de falhas no controle aéreo".


O relatório, preparado pela Ifatca (Federação Internacional das Associações dos Controladores de Tráfego Aéreo), apontava falha na cobertura de rádio e problemas de equipamento. O presidente recebeu, em 9 de novembro de 2006, apenas uma carta da Ifatca oferecendo consultoria e assessoria, à luz do acidente do Boeing da Gol, ocorrido em 29 de setembro.A carta a Lula é mais genérica que o relatório e cita falha possível, mas não a especifica. "A Ifatca não quer especular antes da publicação do relatório sobre o acidente e não quer interferir na investigação em curso. Por meio de nossa experiência, contudo, sabemos que dentro de um sistema complexo como o controle de tráfego aéreo, há a possibilidade de que o sistema de controle de tráfego aéreo tenha sido um fator contribuinte para a tragédia." "Esperamos que as autoridades brasileiras adotem uma fórmula sistêmica para melhorar a segurança dentro do sistema de aviação civil brasileira, com base na premissa de que operadores, individualmente ou em grupo, são raramente os únicos responsáveis por acidentes ou incidentes."O texto completa: "Muitas vezes assistência externa na forma de auditorias, abordagens de segurança sistêmica e de fatores humanos, e/ou por meio de mapa para recuperação organizacional é necessária para auxiliar o processo.


A Ifatca respeitosamente oferece sua rede de contatos, especialistas e consultores que podem prover tal auxílio especializado". A assessoria do Planalto confirma o recebimento da carta, mas diz que a proposta de consultoria não foi avaliada pelo presidente porque a praxe nesses casos é que tais oferecimentos sejam feitos diretamente ao setor responsável. "A entidade fez contato por telefone e foi aconselhada a procurar o Ministério da Defesa", informou a assessoria”....Será que agora a Folha está falando a verdade?. ..Só uma pergunta: O certo não seria a folha publicar o desmentido em letras garrafais e na capa do jornal?

Nenhum comentário: