31/05/2007

“Me disseram que em Itabuna já tinha escola técnica da Ceplac” falou Haddad

Esta, ao que tudo indica, não foi uma boa semana para o deputado federal Raimundo Veloso do PMDB, ficou muito mal para ele ter sido desmentido duas vezes; primeiro foi a polemica sobre o Cefet (escola técnica federal) que, ao que parece o deputado ou alguém de sua assessoria, teria informado ao Ministério da Educação que Itabuna já teria uma escola técnica, apontando a Emarc de Uruçuca como prova. A outra veio do movimento popular, O Comitê do Programa de Desenvolvimento Econômico do Território Sul, rechaçou como sendo iniciativa do deputado, obras em execução do programa Luz para Todos conforme consta em campanha publicitária de Veloso.

Em relação a polemica do Cefet, é bom conhecermos uma historinha que Dr. Ruy tem contado; - Em um evento realizado na Amurc, em meados de abril, o secretario estadual de educação Adeum Sauer, anunciou como decisão de governo que a construção da escola técnica federal seria em Itabuna, questionado por Dr. Ruy (presidente do PT de Ilhéus), presente ao evento, Adeum explicou que a definição por Itabuna obedecia a critérios geográficos, localização, cidades próximas etc... Alem disso, para infortúnio dos ilheenses, continuou o secretario, pelas regras atuais não poderá ser construída uma nova escola técnica a menos de oitenta quilômetros de distancia de outra, Dr. Ruy então emendou, eu concordo desde que a futura Universidade Federal do Sul da Bahia seja em Ilhéus ok? Ao que o secretario Adeum, sorrio e afirmou positivamente.

Algumas semanas depois o Deputado Veloso, divulgou na mídia regional que teria conseguido a construção da escola para Ilhéus. Todos deram méritos para o deputado.

Pegos de surpresa, vereadores e autoridades de Itabuna, foram a campo, realizaram um evento publico na cidade que contou com a presença da deputada Alice Portugal do Pc do B, na oportunidade a deputada, acusou o colega de criar uma artimanha, enganando os técnicos do ministério, segundo a deputada o próprio ministro Fernando Hadad, teria dito a ela, “Alice, me disseram em Itabuna já tinha escola técnica da Ceplac”. Foram todos em comitiva “itabunese” a Brasília tentar reverter à situação.

Em oficio do MEC – Ministério de Educação, assinado por Dr. Eliezer Pacheco, secretario de educação profissional, divulgado hoje na imprensa regional, fica claro que a reversão desta medida é impossível, o Cefet deverá ser mesmo em Ilhéus, visto, que o edital de chamada já foi divulgado. Fica claro também que o ministério se sente enganado.

A única saída que resta agora seria um acordo entre as duas cidades. O problema é que não vejo clima nem envergadura moral e política entre os dois prefeitos e demais autoridades das duas cidades, capaz de construir o consenso.

Neste caso, como afirmei neste blog em artigo postado ontem, o mais provável é que não teremos Cefet nem em Ilhéus nem em Itabuna, até porque o prazo para a disponibilizar um terreno plenamente legalizado termina em poucos dias.

Como se não bastasse esta, a entrevista de Déro Feitosa, líder comunitário, responsável pelo Comitê de Desenvolvimento Econômico do Território Sul, ao programa matinal de Gil Gomes, na rádio Santa Cruz, foi uma bomba na cabeça do deputado.

Déro afirmou com todas as letras, que o deputado não tem nem uma influencia ou participação na liberação de recursos do programa Luz para Todos do governo federal, que estão em execução no interior do município, apresentando como base documentos oficiais e relatórios dos órgãos responsáveis pela execução do programa. Ainda segundo ele, os recursos que estão sendo usados agora foram indicados no orçamento 2007, que foi votado ano passado, quando o deputado ainda não estava em Brasília.

Com a palavra o deputado Veloso.

Nenhum comentário: