01/06/2007

CPI da palhaçada discute “Barrinha de cereal”


Querido Leitor. Você lembra da CPI do setor aéreo? Pois é, ela existe. A CPI do setor aéreo da Câmara dos Deputados foi palco ontem de bate-boca, constrangimento e perda de tempo. O depoente convidado para falar em nome de familiares das vítimas do acidente com o avião da Gol em setembro do ano passado teve sua representatividade questionada por parte dos parentes dos passageiros.

Parentes de passageiros do vôo 1907 batem boca na CPI da Câmara e depoimento foi suspenso. Deputado pede à Gol troca de barras de cereais.

Eulália Machado de Carvalho, que perdeu o marido no acidente e assistia à sessão, gritava que estava se retirando. “Eu não vou ficar neste circo, não, eu vou me embora.” dizia.

Pela manhã, parte do tempo do depoimento de Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol, foi gasto pelos parlamentares para definir como se referir ao acidente de setembro do ano passado e discutir a possibilidade de a empresa trocar as barras de cereais que fornece nos vôos. Vic Pires Franco (DEM-PA), depois de contar uma história longa sobre a dificuldade que teve ao tentar conseguir passagem barata para o namorado de sua filha, questionou o presidente da Gol sobre o lanche dado pela empresa: “É só barrinha de cereal? Será que o senhor não poderia mudar sua filosofia?”Sem disfarçar certo constrangimento, Constantino respondeu: “Não localizamos outro produto bom e não perecível”. Vic Pires sugeriu então que a Gol adotasse barrinhas de cupuaçu — fruta típica de seu estado.

Apesar de estarem lidando com acontecimento trágico, os demais integrantes da CPI não compartilharam o constrangimento do empresário Constantino, e riram das piadas do colega.

No final da tarde, outra frustração à CPI. Integrantes da comissão se reuniram com a presidente do Supremo, Ellen Gracie, para ver se a Corte poderia obrigar os pilotos do Legacy que se chocou com o avião da Gol a deporem. Ela explicou que o STF não pode intervir, e sugeriu que os deputados tentem outros caminhos via ministérios da Justiça e das Relações ExterioresSabe quem está pagando os custos da CPI, para o deputado debater as barrinhas de cereais?...Humm! Eu sabia que você sabia!

Nenhum comentário: