01/04/2007

As Mascaras Caíram


A dias, o país inteiro vem assistindo a sanha de parte da imprensa em querer transformar uma crise aérea em um a caso de política e de policia, preparando o terreno para uma nova tentativa de golpe; neste fim de semana as mascaras caíram, a crise aérea ficou resumida a uma questão trabalhista.

A mobilização dos controladores mostrou que desde o dia da tragédia entre o avião da gol e o jato “legance” da embraer, tudo que se intitulou apagão aéreo, era na verdade uma forma de protesto e boicote, feito por uma categoria de profissionais irresponsáveis, capazes de derrubar aviões para alcançar seus objetivos, pior que foram apoiados por políticos ainda mais irresponsáveis, fazendo política sobre os cadáveres de passageiros vitimaodos, uniram-se todos em parceria com a grande imprensa, visando criar o clima para uma ação golpista; A grande mídia nacional a Folha, Estadão, Globo Tv e jornal etc... Todos apostaram na mesma linha, nos artigos abaixo postados em um dos principais blog de noticia do pais, cidadania.com do jornalista Eduardo Gomes, voce poderá conhecer melhor esta trama.


http://edu.guim.blog.uol.com.br/



Se correr, o bicho pega...

A expressão "pensamento único" ganhou mais sentido do que nunca depois da decisão do presidente Lula de impedir que os controladores de vôo em estado de greve fossem presos e de, ainda por cima, negociar com eles. A grande imprensa, em uníssono - para variar -, adotou uma das duas alternativas que tinha para desqualificar a decisão que o presidente viesse a tomar, fosse ela qual fosse.

Se os controladores de vôo fossem presos e não houvesse negociação com eles, diriam que o governo é despótico, antidemocrático, apresentariam os "dramas" das famílias deles, suas esposas e filhos chorando etc, etc. A imprensa adotaria esse discurso mesmo em se tratando de militares insubordinados, em plena quebra de hierarquia. Além disso, haveria uma calamidade nos aeroportos. A exaltação das pessoas provocaria arruaças, depredações etc. Dramas pessoais de passageiros que não pudessem viajar seriam ainda mais explorados do que estão sendo. E o governo seria declarado pela imprensa, além de "incompetente", "insensível" aos dramas de trabalhadores e de usuários da aviação civil.

Ao negociar com os grevistas, Lula puxou o tapete dos que queriam ver o circo pegar fogo. Pôs fim a um atentado claramente engendrado pelos que estão desinformando a sociedade com essa história de "caos aéreo" ou de "apagão aéreo" Todos os que se informam além da grande mídia oposicionista sabem dos encontros de pefelistas com os controladores de vôo. Ainda descobriremos muito mais sobre esse caso. Talvez venhamos a descobrir até o envolvimento de meios de comunicação na articulação da greve recém-extinta.

O que eu acho? Penso que o governo Lula continua não levando a sério o que planejam contra si. Vejam que ele não estava nem entendendo a sucessão de "coincidências" que vinham atrapalhando pousos e decolagens de aviões de carreira. Agora, diz que "entendeu" que o problema era de reivindicações dos controladores de vôo não atendidas. Bobagem. Mesmo com o acordo os problemas continuarão. Se formos analisar o noticiário, poderemos prever que qualquer atraso de vôo que surgir continuará a ser chancelado como parte do "caos aéreo", e sabemos que não há aviação no mundo inteiro que não envolva problemas diversos e que não gere atrasos. Aeroportos são mananciais inesgotáveis de problemas para serem explorados pela imprensa e pela oposição. Notem que um cão invadiu uma pista de aviões e isso foi vinculado ao "caos"; problemas climáticos fechando aeroportos também. Isso não vai parar.

Mas a decisão de Lula de pôr fim à greve negociando com os grevistas, foi acertada. Impediu uma catástrofe. Não adiantaria endurecer com os controladores de vôo. Estavam sendo manipulados. Tudo o que a imprensa e a oposição queriam era que o governo endurecesse com eles. Alguém consegue imaginar a tragédia que seria se o país ficasse sem aviação civil por alguns dias? Vocês imaginam como as manchetes de jornal e de revistas, como os telejornais ou as rádios se esbaldariam? Agora, o máximo que essas forças do atraso têm para vender é o que está em toda a imprensa, que o governo foi "fraco" e colocou "em xeque" a disciplina militar. Menos mal.

Podem conferir: toda grande imprensa está tratando da mesmíssima forma o assunto. Leia um só jornal ou assista a um único telejornal e já terá visto o que toda a imprensa tem a dizer sobre a forma como o governo conduziu o caso. Não há divergência. Todos pensam exatamente igual. E depois, comparem o que diz a imprensa com o que diz a oposição e verão a sintonia, o impressionante sincronismo de "opiniões".

Urge que o governo escolha a dedo uma equipe da Polícia Federal para investigar o que aconteceu. Nunca tive tanta certeza de nada na minha vida como tenho de que se a investigação for bem feita, revelará que a oposição e grandes órgãos de imprensa estão por trás dessa greve. A sociedade está sendo atacada pela oposição midiática com vistas a desgastar o governo federal e seu titular. E se fazem isso na aviação, farão em muito mais áreas. Não nos esqueçamos de que temos quase quatro anos de governo Lula pela frente. O que se viu neste fim de semana se repetirá ao longo de todo o mandato presidencial em curso. Mídia e oposição não descansarão enquanto não conseguirem derrubar Lula.
*
Aos que me chamarem de paranóico pelo que acabo de escrever, reproduzo, abaixo, post de hoje do blog do Alon Feuerwerker. Ele vê outro objetivo para a evidente sabotagem que se vê em curso na aviação civil brasileira, mas vê que algo estranho está acontecendo. Vejam o que diz o Alon:

"É necessário investigar a hipótese de sabotagem
por Alon Feuerwerker
O motim dos sargentos-controladores de vôo da última sexta-feira e a pífia reação do governo tiveram ao menos o mérito de lançar luz sobre as raízes da crise aérea vivida pelo país desde o choque entre o avião da Gol e o jatinho Legacy, dois dias antes do primeiro turno da eleição presidencial ano passado. Uma coisa nunca explicada foi por que os transtornos aos passageiros da aviação civil brasileira só apareceram depois do acidente. Se a situação do sistema era tão precária assim, a deterioração do serviço era para ter começado muito antes. Mas não: como num passe de mágica, as coisas pioraram de repente desde aquela fatídica sexta-feira, dia 29 de setembro. E um acidente que, obviamente, foi causado pelos pilotos do Legacy passou a ser debitado na conta da "incompetência nacional". Agora, a máscara caiu. A aviação civil brasileira certamente tem os seus problemas, mas a crise aérea não é principalmente produto deles. Uma hipótese a investigar: terá havido ao longo desses meses uma ação deliberada de sabotagem com o objetivo de enfraquecer a Força Aérea Brasileira (FAB) e tomar dos militares o que lhes resta de participação na aviação civil? E, se houve sabotagem, quem seriam os responsáveis?"


A gênese do golpe

O Brasil está ameaçado por conspiradores que planejam um golpe de Estado. Não tenho mais dúvidas disso. Esses conspiradores estão na imprensa e na oposição tucano-dem(oníaca), mas podem estar, também, na temível... caserna.

Está sendo tudo orquestrado. A campanha midiático-oposicionista pela CPI do "caos aéreo", os editoriais de jornais e TVs (os Arnaldos Jabores, Mirians Leitões e similares), os colunistas insultando o presidente da República, os abaixo-assinados pedindo a instalação da tal CPI proliferando como praga pela internet, os insufladores nos aeroportos (que, a meu ver, estão sendo plantados pela oposição midiática) gritando palavras de ordem contra o presidente e, claro, as indefectíveis equipes de TV, sempre a postos para registrarem qualquer eventual atraso em vôos, sistemas eletrônicos dos aeroportos que param de funcionar sem explicação nenhuma e, para coroar tudo isso, uma greve criminosa de controladores de vôo que vai deixando milhares de passageiros parados nos caldeirões em que estão se convertendo os aeroportos. Sabotagem!!

Volto a insistir que o presidente Lula pare de se encolher diante da mídia e da oposição. Ele deve falar ao povo e dizer o que está acontecendo. Deve denunciar ao Brasil e ao mundo as intenções golpistas das famílias Marinho, Frias, Mesquita, Civita e congêneres, e do PSDB e do PFL (para mim, o PFL será sempre... o PFL). Não adianta mais contemporizar. Reagir será perfeitamente legal e democrático.

O Brasil, que está indo bem econômica e socialmente, vem sendo empurrado, há pelo menos dois anos, para uma crise político-institucional. Tudo por obra e graça de um grupelho de golpistas de viés venezuelano, composto por grandes empresários, donos de meios de comunicação, políticos de direita e extrema-direita e sabe-se lá mais por quem. Essa gente é capaz de prejudicar quase 200 milhões de brasileiros na tentativa de voltar ao poder. Querem o risco-país explodindo, fuga de divisas, demissões em massa. Enfim, querem FERRAR com o povo para que, insatisfeito, conduza José Serra nos braços ao Palácio do Planalto.

É assustador especular sobre isso, mas não tenho outro remédio. Se os golpistas tiverem êxito, caminharemos para uma divisão terrível da nossa sociedade. Uma divisão que fará jorrar sangue, suor e lágrimas por todos os quadrantes desta pátria. Preparem-se, meus amigos. Em breve, os que tiverem coragem - e seremos muitos, se Deus quiser - terão que sair às ruas para defender a democracia que este país reconquistou a tão duras penas.

Nenhum comentário: