04/04/2007

Vendas de veículos registram melhor trimestre da história


IVONE PORTE, da Folha Online


As vendas de veículos de passeio e comerciais leves registraram no primeiro trimestre deste ano o melhor resultado da história para o período. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), nos primeiros três meses do ano, as vendas totalizaram 468.652 unidades, expansão de 18,5% sobre igual intervalo de 2006.

De acordo com a entidade, em março foram comercializados 183.742 veículos de passeio e comerciais leves no país, 24,09% a mais que em igual mês de 2006 e 31,68% acima de fevereiro deste ano.A oferta de crédito no mercado a juros mais baixos, principalmente voltada para o financiamento de veículos, tem impulsionado as vendas de veículos, segundo a Fenabrave.Considerando caminhões e ônibus, as vendas do setor cresceram 17,9% de janeiro a março, atingindo a comercialização de 492.292 unidades.

O bom desempenho da agricultura brasileira tem elevado a demanda por caminhões no mercado interno. "Os dados do setor agrícola e transporte têm uma interconexão, quando a agricultura vai bem, a venda de caminhões também cresce", afirmou o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.As previsões apontam para um crescimento de 10,2% na comercialização de automóveis e comercias leves para 2007. Em janeiro, o presidente da Fenabrave havia feito uma previsão de incremento mínimo de 8% nas vendas.

No segmento de caminhões, as estimativas são de incremento de 8,1% nas vendas. Já os emplacamentos de ônibus devem cair cerca de 2% no ano.Para Reze, 2007 será o ano recorde de todos os tempos, ultrapassando os índices históricos de 1997, quando foram comercializados mais de 1,8 milhão de unidades.

Nenhum comentário: