03/04/2007

O povo na rua contra o aumento das passagens


Publicado em: www.r2cpress.com.br/


O movimento ordeiro e pacífico, sensibilizou os ilheenses que acenaram, positivamente, por todos os caminhos percorridos pelos alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Por um bom tempo - quase duas horas – os alunos ‘fecharam’ a rua Bento Berilo (a mais movimentada do centro da cidade) e com palavras de ordem conclamaram a população a se engajar no pleito, na luta.
O aumento de passagem não terá a aceitação dos estudantes e, por todas as manifestações de adesão vistas, a sociedade ilheense cerrará fileiras com a estudantada. Este movimento, desencadeado na cidade de Ilhéus, ‘puxará’ uma série de outros e os gestores municipais terão que refletir bastante antes de uma ‘canetada’ mal dada que, segundo fontes ligadas ao gabinete do prefeito, é questão de horas.
Os estudantes, através dos alto-falantes de um carro de som, disseram que voltariam às ruas, caso a pauta de reivindicações - entregue na prefeitura - não seja cumprida.
Desenha-se um quadro perigoso. Os estudantes fizeram um movimento organizado e, por isso, recebeu o aval da municipalidade.
O número de manifestantes aumentou assustadoramente quando ganhou o centro comercial da cidade. Quando chegaram à Pça. JJ Seabra, no Palácio Paranaguá, sede do governo municipal, o número, praticamente, quadruplicou.
O que preocupa os observadores mais atentos é a ausência de compromisso do prefeito para com as causas municipais. Ele, através de suas ações, não deixa transparecer nenhum tipo de preocupação com a governabilidade e ou municipalidade. É um homem que tem ações espalhadas por empresas prestadoras de transportes coletivos. Isto sabido por todos ... e é exatamente isto que reforça a certeza de que um outro movimento terá que ser, de logo, providenciado.
Estranho é o fato de que o prefeito e sua administração - que vivem cercados por denúncias de corrupção, malversação do erário público etc - tenham essa postura de indiferença com os reclames do povo. Seus secretários refletem, bem, O MODELO VALDERICO DE ADMINISTRAR.
A incompetência generalizada e a certeza da impunidade fazem dessa administração um exemplo de como não se deve governar uma cidade.
Ilhéus está perdendo a sua identidade, o respeito enquanto o adágio popular fica cada vez mais evidenciado e bastante compatível com o momento pelo qual passa a cidade de Ilhéus com seus quase 500 anos de história.
“Farinha pouca meu pirão primeiro”
... e que os estudantes não se dispersem porque a cidade espera que eles assumam o comando, nesse histórico momento, trabalhando para reverter essa situação desalentadora que estão nos impondo. Isto porque, àqueles que têm ‘procuração popular’ - para proceder a devida defesa dos anseios do povo ilheense - se calam, viram as costas e, indiretamente, dão uma ‘BANANA’ para todos que esperam por, digamos, seriedade e compromisso com a cidadania do povo de Ilhéus. Com uma ou outra exceção, evidentemente.
Estamos com vocês por uma cidade melhor e que essa luta justa ganhe mais força e cada vez mais adeptos.
Parabéns!

Nenhum comentário: