03/04/2007

Risco-país ladeira abaixo







Confiança dos investidores estrangeiros no Brasil cresce e índice atinge marca histórica de 166 pontos. Dólar cai para R$ 2,048 e Bovespa recua.
O governo já trabalha com a possibilidade de o risco-país, índice que mede o humor dos investidores estrangeiros em relação ao Brasil, fechar o ano entre 100 e 110 pontos. Os números foram citados ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante reunião ministerial.

No encontro, porém, o ministro não falou em prazos para que o indicador atinja tal patamar, apesar de seus assessores garantirem ser possível alcançá-lo antes mesmo do fim do ano. O risco-país está em franco processo de baixa e encerrou o primeiro dia útil de abril nos 166 pontos, novo piso histórico, com queda de 0,59%. Ao longo da segunda-feira, o índice bateu nos 165 pontos.

Você lembra?
Foi em 2002 que Fernando Henrique Cardoso quebrou de novo o Brasil. No segundo semestre daquele ano, a economia, que já vinha medíocre, desandou. A cotação do dólar se aproximou dos R$ 4,reais o risco-país chegou a assombrosos 2.400 pontos, a inflação ameaçou sair do controle e as linhas internacionais de crédito praticamente deixaram de existir. Tendo levado o país mais uma vez à falência, FHC precisou recorrer novamente ao FMI, do qual, felizmente, já não dependemos mais....

Nenhum comentário: