05/04/2007

A CEPLAC JÁ ERA!


Criada há cinquenta anos para ser o centro de pesquisa de referencia da produção de cacau no Brasil, A CEPLAC acaba de ser enterrada em cova rasa.

Logo no inicio do primeiro governo Lula, a CEPLAC parecia que tinha achado um rumo. Em consonância com a política agrícola do governo federal, a instituição se aproximou do pequeno agricultor, de assentados e da agricultura familiar. Os resultados logo apareceram; a CEPLAC, passou a comandar as ações regionais ligadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, foram diversas iniciativas de apoio, transferência de tecnologia e assistência ao pequeno agricultor, entre elas a belisima estratégia de desenvolver a o chocolate regional.

Por indicação do PT de Itabuna a direção da CEPLAC foi entregue ao agricultor Gustavo Moura; ao que parece, numa tentativa de aproximação das lideranças do PT de Itabuna com os grandes cacauicultores. O que parecia ser uma ação política inteligente, foi com o tempo mostrando-se completamente errada, tanto no campo institucional como administrativo e político.

Ainda na crise política gerada pelas denuncias mentirosas (como foi provado depois) referente à vassoura de bruxa, não se viu uma única manifestação do senhor Gustavo, se quer de solidariedade a Geraldo Simões e os demais acusados.

No campo administrativo, a CEPLAC viveu em crise permanente, como denunciou os sindicatos das categorias de funcionários. O clima na instituição é de chantagens, assedio moral e completa ingerência do diretor geral em atividades cientificas e de extensão, a tal ponto que em relatório recente, assinado por todas as superintendências do Brasil, a administração do senhor Moura, foi classificada de desastrosa.

Agora, por fim a direção da CEPLAC deu o tiro que faltava para matar a instituição com a exoneração do diretor Elieser Barros, antigo dirigente do PT regional, comprometido com a luta dos pequenos agricultores, dos assentados e da agricultura familiar. Com esta demissão a CEPLAC afasta-se de forma preocupante das políticas agrárias delineadas pelo governo Lula.

A CEPLAC agora tornou-se uma instituição a serviço dos grandes agricultores, dos fazendeiros endividados e falidos, O Gustavo Moura venceu o governo Lula perdeu.

Gerson Marques

Nenhum comentário: