03/04/2007

Nas ruas contra o aumento das passagens



Nesta manha de terça, dia 03 de abril, centenas de jovens estudantes estão nas ruas de Ilhéus protestando mais uma vez contra o aumento das passagens de ônibus urbano, em menos de um ano as passagens saíram de um real e vinte centavos, para um real e setenta, acumulando o segundo aumento em menos de um ano.

Com este aumento, a população de Ilhéus esta pagando quase cinqüenta por cento a mais em transporte coletivo, para uma inflação no período inferior a quatro por cento. Um crime contra a população que necessita do transporte publico.

O mais incrível é que os donos de empresas assumem abertamente que as passagens vão subir para dois reais ou dois reais e dez centavos. A conseqüência mais provável é que a população vai andar a pé ou quebrar todos os ônibus, como já se fala a boca pequena nos pontos da cidade.

Na manifestação de hoje somente a vereadora Carmelita Ângela, participou em apoio aos estudantes, sobre os demais vereadores não se conhece a opinião deles ou qualquer manifestação de repudio ao aumento.

Por se negar a realizar seu papel, a câmara de vereadores de Ilhéus já não representa mais os interesses da comunidade neste assunto, entre os manifestantes de hoje era visível à revolta em relação aos vereadores a câmara e o prefeito.

A pergunta que não quer calar é – Que planilha de custo às empresas apresentaram para justificar o aumento? Quem decidiu pelo valor a ser dado? O prefeito ou parentes dele é ou não é dono da empresa Viametro?

Por que esta empresa que detinha somente vinte e cinco por cento das linhas da cidade, passou de uma hora para outra a ser proprietária de cinqüenta por cento?

Quem autorizou esta transação? Não são publicas as linhas e o sistema? Que órgão ou instituição publica autorizou a nova distribuição de concessões de linha do transporte da cidade? quem autorizou o aumento?

Será que as instituições responsáveis por fiscalizar as ações ou a falta delas por parte da prefeitura estão assistindo isso tudo sem agir? Com a palavra a câmara de vereadores, o ministério publico, a policia federal entre outros...
postado por:Gerson Marques

Nenhum comentário: