26/04/2007

Dois pesos e duas medidas, sempre contra Lula


Em decisão unânime, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou ontem ao presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a imediata instalação da CPI do Apagão Aéreo. Foi decisão unânime, que reconheceu o direito da oposição à investigação parlamentar, mesmo sendo minoria política.

É sempre bom ver a Justiça garantir o direito das minorias. Mas isso deveria ser uma regra. Por que, por exemplo, 70 CPIs não foram instaladas no governo Alckmin em São Paulo? Com maioria na Assembléia, o ex-governador barrou todas as tentativas feitas pela oposição nesse sentido. Lá, não se fez valer o direito da minoria.

O mesmo cansou de acontecer durante a campanha eleitoral do ano passado. Nas inserções e nos programas que antecederam as eleições, o PT perdeu direitos, foi condenado e teve várias inserções censuradas porque, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, “o horário das inserções deveria ser usado apenas para levar à população informações relativas ao Partido”.

No entanto, na mesmíssima ocasião o PFL usava suas inserções para atacar o governo, mostrar um dominó com ataques a figuras próximas ao presidente, que nada tinham a ver com o partido. E os programas foram ao ar tranqüilamente.

Dois pesos, duas medidas. O que mostra que, para os tribunais, a base aliada do governo é minoria até quando é maioria. Não seria o caso de os aliados do presidente entrarem com uma ação pedindo que fossem respeitados os direitos dessa minoria maior?

Do jeito que as coisas andam no Brasil, caso o governo Lula consiga realizar tudo o que está anunciando, o mundo pode assistir à mais nova jabuticaba brasileira. Com educação melhor, mais saúde e segurança, o candidato indicado por Lula para sucedê-lo será a maior barbada nas próximas eleições. Aí entra a nova jabuticaba: o STF, em defesa das minorias, proíbe a candidatura, por excesso de intenção de votos... Alguém duvida de que isso possa acontecer? É só perguntar ao ministro Marco Aurélio de Mello.

Garanto que ele tem uma tese sobre o assunto.

Nenhum comentário: