25/04/2007

PEDIDA INTERVENÇÃO DA FTC



A Sociedade Mantenedora de Educação Superior da Bahia, a FTC, poderá ser alvo de uma intervenção se o pedido judicial feito na segunda-feira for deferido pela Justiça.


A situação é confusa. A FTC deve cerca de R$ 8 milhões à Patrimonial Saraíba Ltda, que vendeu ao grupo o terreno da Av. Paralela onde a Faculdade foi construída. O terreno não foi pago. Na semana passada, este site divulgou uma decisão do juiz de Direito da 8ª. Vara Cível, João Augusto de Oliveira Pinto, determinando ao Banco Central providenciar o bloqueio em instituições financeiras do País de percentuais (25%) depositados em contas bancárias da FTC até o valor do débito executado (exatos R$7.944.055,05).


A nota do site tinha o título “Situação Calamitosa”. O superintendente Executivo da Rede de Ensino FTC, Samuel Soares, no dia seguinte (último dia 17) encaminhou informação ao “Bahia Notícias” dando conta de que o departamento Jurídico da Faculdade tinha conhecimento da decisão judicial e que “estava concluindo negociações diretamente com o credor, para ultimar a liquidação do débito nos próximos dias”. A nota-resposta foi publicada com o mesmo título, “Situação Calamitosa”, pelo “Bahia Notícias”.


A liquidação do débito não foi honrada. A Patrimonial Saraíba, em novo movimento judicial, informou ao juiz João Augusto Pinto que a FTC, “para eximir-se de cumprir a obrigação, deixou de operar (depósito em dinheiro e/ou cheques) com as instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e passou a operar com empresas de capitalização (factory) não cadastrada no BC. Requereu, então, bloqueio das transações da FTC com a empresa Capitalize Fomento Comercial Ltda. (factory) no valor do débito. O juiz deferiu o pedido.


Os alunos pagavam diretamente à faculdade (com cheques pré-datados) que eram descontados na empresa de factory.Agora, fechando o cerco judicial, foi requerida a intervenção na FTC. Se a questão não tiver uma solução, os prejudicados serão os alunos, professores e funcionários.


(Samuel Celestino)


http://www.samuelcelestino.com.br/

Nenhum comentário: